A edição Nº 235 do Diário Oficial do Município de Guaraí, publicada na noite desta quinta-feira (09/03), apresentou mais duas trocas de secretários municipais na Prefeitura de Guaraí. Em apenas 68 dias de gestão, esta já é a terceira substituição de comando no primeiro escalão da prefeita Professora Lires Ferneda (PSDB), primeira mulher a assumir o cargo de chefe do Poder Executivo em Guaraí.

 

As mudanças ocorreram na Saúde e Administração. Na Saúde a Enfermeira Daltilene Ribeiro Lima Figueiredo deu lugar a também Enfermeira Alessandra Elias dos Santos e na pasta da Administração o Advogado Anderson Miranda Moreira saiu para dar lugar ao Administrador e presidente do Sindicato Rural de Guaraí (SRG), Raimundo Pessoa, que volta a ocupar a função depois atuar como secretário na gestão do ex-prefeito Genésio Ferneda, esposo de Lires.

 

No final de janeiro a Professora Sebastiana Salva Ferreira de Araújo já havia pedido afastamento da função de secretaria de Educação, dando lugar ao também Professor Sebastião Mendes de Sousa. Tanto a saída de Daltilene quanto a de Anderson eram inclusive esperadas, sendo que a ex-gestora da pasta de saúde ocupava a função apenas de maneira interina, enquanto Anderson aguardava a nomeação como servidor efetivo do Estado.

 

Apesar de esperadas, pelo menos nos bastidores, as trocas de comando na atual administração são avaliadas com certa preocupação no meio político. Há indícios não confirmados de que o troca-troca pode ser ainda maior e afetar além de cargos do primeiro escalão, ocupantes de funções de confiança consideradas chave na gestão. O fato é que mudanças como estas não costumam ocorrer antes dos dois anos de mandato.