A prefeita de Guaraí, Professora Lires Ferneda (PSDB), viajou nesta semana para Brasília-DF, com o objetivo de buscar uma solução para o impasse relativo a construção das 49 moradias no Loteamento Alto Bonito. As obras do residencial popular, financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I), foram iniciadas há quase seis anos.

 

O loteamento, criado na gestão do ex-prefeito Genésio Ferneda, fica próximo ao Setor Serrinha e recebe este nome em função de seu alto relevo, de onde é possível enxergar praticamente toda Guaraí. A expectativa era de que pudessem ser construídas pelo menos 750 moradias no local, mas as únicas 49 residências iniciadas foram abandonadas pela metade.

 

Boa parte da estrutura das 49 residências encontra-se em péssimo estado de conservação. O que não foi deteriorado pela ação do tempo, acabou sendo saqueado. Alguns dos imóveis tiveram portas, janelas, telhado e outras estruturas levadas. Famílias que aguardam até hoje a conclusão das obras denunciaram a situação diversas vezes, mas o impasse persiste até hoje.

 

Com uma reunião agendada no Ministério das Cidades, Lires espera encontrar, juntamente com os técnicos do Governo Federal, uma saída para que as casas abandonadas sejam finalmente concluídas e entregues à comunidade. Vale destacar que todas as famílias beneficiadas pelo projeto habitacional inacabado foram selecionadas antes do início das obras em 2012.