Durante inspeção na obra de reforma e ampliação da Prefeitura de Guaraí, realizada nesta última quarta-feira (12/08), a gestora do município, Professora Lires Ferneda (MDB), garantiu que a homenagem ao pioneiro que nomeia o espaço público (Pacífico Silva), não será esquecida, minimizando as polêmicas sobre a fachada do prédio, pauta de muitos debates acalorados nos últimos dias.

 

Apesar de afirmar que o pioneiro terá uma homenagem à altura de sua honrosa história, os detalhes de como ela será feita ainda são cercados de mistério. Uma lei municipal vigente oficializa o nome do prédio público como “Palácio Pacífico Silva”. Ela foi sancionada em 2008 e desde então estampava, ainda que timidamente, a fachada do local, onde agora aparece um letreiro sem seu nome.

 

Familiares de Pacífico Silva, incluindo seus filhos, afirmaram ao Guaraí Notícias estarem surpresos com a ausência do nome do pioneiro na fachada do prédio. Pacifico faleceu em 28 de maio de 1998. Ele foi prefeito e vice-prefeito de Tupirama na década de 1950. Durante a construção da rodovia BR-153, lutou ativamente pela criação de Guaraí, sonho realizado em novembro de 1968.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Letreiro fixado na fachada do prédio em reforma foi alvo de polêmicas na última semana.

 

Investimento milionário

 

A obra de reforma e ampliação do “Palácio Pacifico Silva” utiliza recursos de um empréstimo de R$ 5 milhões, firmado com a Caixa. Além da referida obra, os recursos também serão aplicados na modernização de serviços oferecidos aos cidadãos, aquisição de mobiliários e novas tecnologias. O prazo para quitar o empréstimo, incluindo a carência, é de até 11 anos (132 meses).