A prefeita de Guaraí, Fátima Coelho (DEM), assinou nesta semana um protocolo de intenções indicando o interesse do município em aderir a um consórcio para a compra de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos contra Covid-19. O documento ainda precisa passar pela análise da Câmara de Vereadores.

 

O consócio é formado por gestores municipais de 2,5 mil municípios brasileiros, liderados pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A ideia é que o grupo possa negociar diretamente com laboratórios e industrias do setor de saúde a compra dos itens em questão, mas o volume e o orçamento ainda não foram detalhados.

 

Para dar prosseguimento à formação do consórcio, cada município precisa do aval da Câmara de Vereadores. No caso de Guaraí, o projeto de lei que trata do assunto segue um padrão já pré-estabelecido pela FNP. Ele é considerado o passo inicial para a formalização do consórcio, que deve ocorrer até o dia 22/03.

 

Vale destacar que a obrigação de adquirir imunizantes é do Governo Federal, porém diante da situação de extrema urgência, visando a retomada segura das atividades e da economia, o consórcio, amparado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), torna-se uma possibilidade de acelerar este processo.

 

Covid-19 em Guaraí (18/03)

 

Total de casos: 2.421 (13 novos)

Recuperados: 2.293 (94,71%)

Casos ativos: 87 (3,59%)

Internados em Guaraí: 11

Óbitos confirmados: 41 (1,69%)

Vacinas recebidas: 2.176 doses

1ª aplicação: 1.013 doses

2ª aplicação: 421 doses