A prefeita de Guaraí, Professora Lires Ferneda (PSDB), assinou nesta última quarta-feira (15/03), o termo de adesão do programa “Internet para Todos”, oferecido em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A iniciativa vai permitir que o município tenha acesso a rede banda larga com preços reduzidos.

 

Conforme o documento assinado, a Prefeitura de Guaraí deve indicar onde as antenas para distribuição do sinal de internet serão instaladas, além de garantir a segurança da área, arcando ainda com as despesas de energia elétrica. A conexão será feita por meio de um satélite geoestacionário, de propriedade do governo brasileiro, e que está em órbita desde maio do ano passado.

 

De acordo com as informações repassadas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaraí, a deputada federal Josi Nunes (MDB), articulou junto ao Governo Federal para que Guaraí pudesse ser beneficiada. Atualmente o programa conta com cerca de 5.500 pontos em funcionamento, instalados em Instituições públicas e entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos.

 

"O programa vai permitir, por exemplo, que os alunos da rede municipal tenham acesso à internet de alta velocidade, promovendo a inclusão digital e preparando nossos meninos e meninas para o mercado de trabalho. Os nossos postos de saúde também serão beneficiados e permitirão aos médicos e enfermeiros a troca de experiências para um diagnóstico mais preciso", explicou Lires.