A preocupação com o recente surto de Febre Amarela em alguns estados brasileiros tem colocado as autoridades de saúde e a população de modo geral em alerta. Em Guaraí a situação não é diferente e justamente por este motivo a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que todos verifiquem seus respectivos cartões de vacina e procurem uma unidade de saúde mais próxima, caso haja necessidade de atualização.

O último caso de Febre Amarela no Tocantins foi registrado no ano 2000. Desde então a cobertura vacinal vem garantindo a proteção de toda a população, mas a preocupação de que a doença chegue ao Estado tem provocado uma procura maior pela imunização nos postos de saúde. De acordo com as informações obtidas na Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí, os estoques da vacina contra o vírus estão em dia e serão reforçados.

Conforme dados do Ministério da Saúde, foram notificados até o momento 184 casos suspeitos da doença em todo o Brasil, além de 53 óbitos que também podem estar ligados a enfermidade. Cinco pessoas já tiveram a morte confirmada em razão de estarem infectados pela Febre Amarela neste ano. Os óbitos ocorreram nos estados de São Paulo e Amazonas, mas a área considerada de maior surto da doença está em Minas Gerais.

Alerta para quem viaja para áreas de risco

Para quem vai viajar para áreas com risco de Febre Amarela, a recomendação é se imunizar com pelo menos 10 dias de antecedência. Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

O que é a Febre Amarela?

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar o indivíduo infectado à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. De acordo com Ministério da Saúde, a doença é transmitida por mosquitos e é comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus. As áreas de maior risco para a transmissão estão situadas nas zonas rurais, regiões de cerrado e florestas.

Como posso me proteger contra a Febre Amarela?

A única forma de evitar a doença é através da vacinação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como medida adicional de proteção, o Brasil adota esquema de duas doses da vacina: uma aos 9 meses de idade e um reforço aos 4 anos.

Além das doses na primeira infância, o ministério recomenda vacinação imediata para todas as pessoas que vivem em áreas rurais nas regiões com risco da doença e nas cidades que vivem surto de Febre Amarela. Quem nunca recebeu imunização contra a doença também deve procurar um Posto de Saúde.