Com a paralisação dos caminhoneiros, muitos postos estão ficando sem combustíveis em Guaraí e várias outras regiões do país, isso porque os caminhões-tanque que abastecem os estabelecimentos estão sendo parados nos bloqueios. Filas se formaram durante todo o dia nos estabelecimentos e já há risco de desabastecimento também nos supermercados, onde as prateleiras estão começando a ficar vazias, situação que preocupa os moradores.

 

O protesto dos caminhoneiros completou três dias nesta quarta-feira (23/05). No Tocantins foram contabilizados até o momento oito trechos de rodovias federais bloqueados, impedindo a passagem principalmente de caminhões. Os atos estão concentrados nos municípios de Alvorada, Araguaína, Colinas do Tocantins, Gurupi, Nova Olinda, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Tabocão.

 

Foto: Guaraí Notícias

Fila enorme em um dos postos de Guaraí que ainda tinha estoques na tarde de quarta-feira (23/05).

 

Os três principais postos de combustíveis de Guaraí (Rede Dito, Santa Terezinha e Ipiranga) já não possuem mais gasolina e álcool. A previsão é que a partir de amanhã, caso a paralisação continue, todos os estoques de diesel também estejam finalizados. Durante todo o dia foram registradas filas gigantescas por toda a cidade, com motoristas correndo para abastecer seus veículos.

 

Alguns supermercados de Guaraí, que reabastecem seus estoques normalmente às segundas-feiras, oportunidade em que a manifestação teve início em todo o país, já começam a ter dificuldades para reposição das mercadorias e é bem possível que até o final de semana os itens considerados essenciais da cesta básica comecem a faltar com mais intensidade.

 

Além dos postos de combustíveis e dos supermercados, caso a paralisação continue por mais de uma semana, a lista coisas que podem faltar tende a aumentar, incluindo neste rol alguns itens considerados extremamente necessários ou até mesmo os supérfluos, já que mais de 70% de tudo que os brasileiros consomem é transportado por caminhões ou carretas.