Após mais de quatro anos em obras, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor Dantas finalmente foi concluída. O posto de saúde, que recebe o nome do ex-prefeito de Guaraí entre os anos de 2001 e 2004, o médico Dr. Aluísio Tenório Marques, falecido em agosto de 2006 (12 anos), vai suprir a demanda de aproximadamente 3 mil moradores que vivem no entorno da região.

 

O posto de saúde será inaugurado oficialmente neste sábado (29/09), atendendo uma demanda antiga da comunidade. A obra, empenhada em 2012, na gestão do ex-prefeito Padre Milton, acabou sendo iniciada apenas em 2014, no governo do ex-prefeito Genésio Ferneda. Durante muito tempo os serviços foram paralisados e retomados no final da gestão do ex-prefeito Francisco Júlio (2016).

 

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí, foram investidos R$ 337.782,69 na obra, sendo R$ 200 mil oriundos de recursos transferidos pelo Ministério da Saúde do Governo Federal e o restante proveniente de aplicações orçamentárias do próprio município. A demora na conclusão dos serviços se deu em função de atrasos no pagamento da obra.

 

O projeto que definiu o nome da UBS é de autoria da vereadora Fátima Coelho (PSC) e foi aprovado por unanimidade de votos na Câmara de Vereadores de Guaraí, durante sessão realizada ainda em abril do ano passado. A parlamentar sugeriu a homenagem por entender que o ex-prefeito foi um dos primeiros médicos da cidade, tendo prestado relevantes serviços a sociedade local.

 

Foto: Arquivo Familiar

Além de prefeito da cidade, Dr. Aluísio foi um dos primeiros médicos a atuar em Guaraí.