Recebendo uma média de 35 mil visitantes únicos por dia, o Portal Vitrine (www.novitrine.com.br) é uma das principais referências do Tocantins quando o assunto é oportunidades de emprego, estágio e concursos públicos. Criado em 2008, o site já divulgou mais de 45 mil vagas e com base na análise dos resultados internos da ferramenta, traçou recentemente o perfil do trabalhador que busca emprego no Estado, incluindo dados sobre sua qualificação.

 

Divulgando uma média de 8.500 oportunidades por ano, 3 mil só em 2018, o Vitrine é o site especializado mais acessado da região Norte do país. De todas as vagas divulgadas, cerca de 60% tratam de oportunidades ofertadas dentro do Estado, a maioria no setor de serviços e comércio. Outro indicador interessante é que boa parte do público acessa o site através do celular (70,2%) e está de olho nas vagas direcionadas ao primeiro emprego, especialmente em multinacionais.

 

Em um país com mais de 27 milhões de desempregados, subempregados ou à procura de trabalho, conforme recente dado divulgado pelo IBGE, organizar o cadastro destas vagas e disponibilizar este conteúdo de forma gratuita a todos os interessados não é tarefa das mais fáceis. Justamente por este motivo que desde 2012, o Guaraí Notícias é parceiro do Vitrine, divulgando em seu site, mais precisamente em uma área dedicada a este público, centenas de oportunidades.

 

Ainda conforme os dados internos do Portal Vitrine, 45% dos leitores acessam o site em busca de recolocação no mercado de trabalho, possuindo boa qualificação e formação superior. Por outro lado, 76% dos candidatos com menor escolaridade possuem qualificação mínima ou nenhuma. Para o diretor do Vitrine, Leonardo Maximiano, estes números refletem a dificuldade de se implementar políticas públicas voltadas para a formação dos profissionais que as empresas buscam.