Nove pessoas foram presas pela Polícia Civil em Guaraí entre a última quinta-feira (14/12) e esta sexta-feira (15/12). As prisões integram os trabalhos da “Operação PC 27”, realizada de forma simultânea pelas policiais civis de todo o país. No Tocantins foram centenas de prisões. O alvo central era o combate a crimes como o tráfico de drogas, furtos, roubos, além do cumprimento de mandados judiciais de prisão.

 

Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), a operação mobilizou cerca de 400 policiais civis de todas as 13 delegacias regionais do Estado. No caso específico de Guaraí foram apreendidas ainda drogas, além de veículos, objetos de origem duvidosa e 1.100 litros de combustíveis que eram revendidos clandestinamente. Boa parte dos ilícitos já vinham sendo investigados e acompanhados de perto pelos policiais.

 

O nome da operação é uma alusão à união de todas as 27 polícias civis de cada um dos estados brasileiros. O trabalho integrado foi coordenado pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC). “As ações policiais desencadeadas tiveram um efeito muito positivo no combate à criminalidade, especialmente nessa época do ano em que à prática de ilícitos tende a aumentar", ressaltou o delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil, Roger Knewitz.

 

Entre os presos capturados em Guaraí estão acusados de cometerem os crimes de estupro, violência doméstica, comércio clandestino de combustíveis, tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção de menores, violação do regime semiaberto, além de porte e posse de drogas. As nove pessoas presas durante a operação foram encaminhadas à Cadeia Pública do município e encontram-se à disposição do Poder Judiciário.

 

Lista dos presos em Guaraí durante a “Operação PC 27”:

 

1 - João Alves Ferreira, de 60 anos, acusado de cometer o crime de estupro;

2 - Arnaldo Barbosa Lacerda, de 45 anos, acusado de cometer o crime de violência doméstica;

3 - Gelson Fernandes da Silva, de 29 anos, acusado de comercializar combustíveis de forma ilegal;

4 - Magnum Victor Sousa Rabelo Lima, de 32 anos, também acusado de comercializar combustíveis de forma ilegal;

5 - Nária Rúbial Alves Barbosa, de 23 anos, acusada de cometer os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores;

6 - Gabriel Silva de Abreu, de 20 anos, também acusado de cometer os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores;

7 - Adilson Menezes de Lima, de 28 anos, recolhido por violar o regime semiaberto;

8 - Carlos Alessandro da Cruz de Sousa, de 34 anos, preso por porte ilegal de drogas;

9 - Waliton Gomes Silva, de 20 anos, também preso por porte ilegal de drogas.

 

Obs.: Um adolescente de 14 anos também foi detido por envolvimento com tráfico de drogas durante os trabalhos da operação, mas não foi preso em função de não possuir a idade mínima prevista pela legislação penal brasileira, respondendo apenas por “ato infracional”.