A Polícia Civil do Tocantins encaminhou nota a imprensa nesta quinta-feira (27/09), para divulgar um novo golpe que já fez várias vítimas em todo o Estado. Segundo informado, estelionatários estariam enganando compradores e vendedores que utilizam sites como a OLX, especialmente os que buscam negociar veículos, incluindo carros, motos e bicicletas, além de celulares.

 

Conforme as informações repassadas pelo delegado Dr. Cassiano Ribeiro Oyama, titular a 1ª Delegacia de Polícia de Palmas, o estelionatário busca anúncios em sites como o da OLX e entra em contato com o vendedor, solicitando envio de mais fotos. Após receber as fotos, o golpista monta um novo anúncio do mesmo bem e com o preço mais em conta, para atrair vítimas.

 

Após firmar tratativas com o “comprador”, o estelionatário volta a manter contato com o vendedor original e, mediante nova estratégia, convence-o de que irá adquirir o veículo, mas que o mesmo será repassado para uma terceira pessoa por um valor menor, por se tratar de abatimento de uma dívida anterior. Desta forma o golpista liga o vendedor original a sua vítima iscada com o anúncio falso.

 

Após este processo engenhoso e articulado, o estelionatário convence o vendedor a se passar por um amigo ou parente do criminoso, marcando encontro com o comprador enganado. Sem saber que está caindo em um golpe, à vítima transfere o valor ao estelionatário, que então determina o encontro de vendedor e comprador enganados em algum cartório para transferência do bem.

 

Sob a posse de um comprovante de pagamento forjado, o vendedor, de boa-fé, transfere seu patrimônio e acaba descobrindo depois que foi enganado. Em um dos casos, a vítima efetuou a transferência de um veículo ao suposto comprador, no entanto, dias depois, constatou que havia recebido um comprovante falso e que o dinheiro da venda não tinha sido depositado conforme combinado.

 

“É muito importante que o cidadão não adquira produtos anunciado no site OLX ou em outros sites de compra e venda, que estejam com os preços bem abaixo dos normalmente praticados no mercado, porque, na maioria das vezes, pode se tratar de um golpe, sendo que a pessoa que adquire o bem, também corre o risco de responder por crime de receptação”, pontuou o delegado Oyama.

 

O delegado também informou que qualquer pessoa que, por ventura, tenha caído em algum tipo de golpe envolvendo compra e venda de bens em sites online, deve procurar a Polícia Civil, a fim de que possa registrar a ocorrência, possibilitando a investigação do caso e a identificação dos envolvidos. Vários inquéritos foram abertos e prisões podem acontecer nos próximos dias.