Representantes da Polícia Militar (PM) de Guaraí e de Colinas do Tocantins se reuniram nesta quinta-feira (15/07), com o objetivo de discutir o plano de cerco e bloqueio contra crimes mais complexos, incluindo principalmente os roubos praticados contra instituições financeiras e ainda no transporte de valores.

 

A ideia principal do encontro era reunir informações sobre o mapeamento de pontos considerados estratégicos, incluindo possíveis rotas de fuga e medidas a serem tomadas, caso estes crimes venham a ser registrados e demandem uma resposta rápida por parte da corporação, garantindo a segurança da população.

 

Guaraí e Colinas do Tocantins já foram alvo de quadrilhas especializadas em assaltos a banco e também carros-fortes. Os crimes foram praticados por grupos armados do chamado “novo cangaço”, que literalmente “tocam o terror”, utilizando explosivos e também armamentos de uso restrito das forças armadas.

 

Desde 2020 a pratica destes crimes reduziu de maneira significativa, fruto de um investimento em treinamentos, novas tecnologias e fortalecimento de planos estratégicos. Também tem sido frequente a realização de operações preventivas, onde há emprego de muitos policiais, viaturas e até helicópteros.