O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (12/06), o texto que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A nova instituição surgirá do desmembramento da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e terá sede em Araguaína, com campus nas cidades de Tocantinópolis, Xambioá e Guaraí.

 

As primeiras lutas pela criação da UFNT tiveram início em 2015. Na época, havia outras quatro propostas de criação de universidades federais nos estados de Goiás, Mato Grosso e Piauí, todas igualmente partindo do desmembramento de campi existentes. A do Tocantins era a única que ainda não havia sido aprovada.

 

 

Nas primeiras discussões, a proposta previa apenas o desmembramento dos campi de Araguaína e Tocantinópolis, mas graças a articulação de várias lideranças políticas de Guaraí e Xambioá, as duas cidades também foram inseridas na proposta, que passou por várias comissões do Congresso Nacional.

 

A nova instituição abrangerá uma região com cerca de 70 municípios do Centro e do Norte do Estado, além de populações do Sul do Maranhão, do Sul do Piauí e do Sul do Pará, locais onde vivem atualmente cerca de 2 milhões de habitantes. O texto aguarda agora à sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL).