Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão desenvolvendo estudos com o uso do Zika Vírus inativado em altas temperaturas para combater alguns tipos de câncer, incluindo o de próstata. A doença é uma das que mais afeta homens no Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde.

 

Divulgada na revista Scientific Reports, a pesquisa brasileira utiliza amostras isoladas de um paciente infectado pelo Zika Vírus no Estado do Ceará, caso registrado em 2015. O próximo passo da investigação científica envolve testes em camundongos, com o objetivo de confirmar os resultados em laboratório.

 

"Todas as coisas envolvendo sistema biológico e a natureza têm seu ladro destrutivo, mas também têm o lado benéfico. O que a gente encontrou? Justamente uma aplicação do lado benéfico disso para o câncer de próstata", explica o professor doutor Rodrigo Ramos Catharino, coordenador da pesquisa.

 

Apesar de estar ainda no início, o estudo científico é considerado promissor e pode abrir caminho para o surgimento de uma série de tratamentos novos terapêuticos. Conforme apontam os primeiros resultados, já é possível confirmar que houve inibição de 50% no crescimento dos tumores específicos de próstata.