O médico pediatra Ismael Amaro de Souza (47 anos), a técnica de enfermagem Ineide Ferreira da Luz (39 anos) e o idoso Cladir Behne (79 anos) foram os três primeiros residentes de Guaraí a receber, na noite desta quarta-feira (20/01), a dose da Coronavac, vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, por meio de parceria com o Instituto Butantan de São Paulo.

 

A aplicação das três doses da vacina aconteceu no hall de entrada do Palácio Pacífico Silva, sede administrativa da Prefeitura de Guaraí. Um grupo reduzido, com no máximo 10 pessoas, incluindo a prefeita Fátima Coelho (DEM), o presidente da Câmara de Vereadores, Gleidson Bueno (DEM) e o secretário de Saúde do município, o biomédico Emival Nunes da Fonseca, estavam presentes.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Inícío da vacinação em Guaraí.

 

Guaraí recebeu 318 doses da vacina Coronavac, enviados pelo Governo Federal na última segunda-feira (18/01), um dia depois da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovar o uso emergencial do imunizante. Neste primeiro momento, a orientação é de que o município priorize a vacinação de 34% dos profissionais da saúde, que atuem na linha de frente da pandemia e idosos.

 

Ismael trabalha como pediatra no Hospital Regional de Guaraí (HRG) e presta serviços na Secretaria Municipal de Saúde, atendendo em unidades básicas locais (postinhos). Ineide trabalha na ala que atende pacientes com a Covid-19 no HRG e também presta serviços para o município. Já o idoso Cladir Behne se voluntariou e foi escolhido para representar toda a melhor idade do municipio.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Pediatra Ismael (47 anos) recebendo a vacina.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

A técnica Ineide (39 anos) recebendo a vacina.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

O idoso Cladir (79 anos) recebendo a vacina.

 

Obs.: A Coronavac é a primeira vacina a ser distribuída no Brasil. A imunização é realizada em duas doses, com um intervalo de 21 dias.

 

Covid-19 em Guaraí (20/01)

 

Total de casos: 1.885 (03 novos)

Recuperados: 1.821 (96,60%)

Casos ativos: 36 (1,90%)

Internados: 03 (0,15%)

Óbitos confirmados: 28 (1,48%)