Uma parceria entre o Sistema Penitenciário e a Defensoria Pública do Estado (DPE/TO), firmada recentemente, possibilitou a instalação de equipamentos para a realização de videoconferências com presos da Unidade Penal (UP) de Guaraí, uma das primeiras beneficiadas pelo novo serviço dentro do Tocantins.

 

A medida visa garantir que a população carcerária possa dar continuidade aos procedimentos judiciais, sem a necessidade de audiências presenciais, que vem sendo adiadas desde março por conta da pandemia Covid-19. Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas também terão acesso aos equipamentos.

 

Foto: Divulgação/SECIJU-TO

Equipamentos instalados na Unidade Penal de Guaraí para videoconferências.

 

Além de Guaraí, a parceria deve beneficiar todas as unidades prisionais femininas do Tocantins e unidades masculinas nas cidades de Augustinópolis, Tocantinópolis, Araguaína, Colinas do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Palmas, Gurupi, Dianópolis, Miracema do Tocantins, além de Arraias.

 

“Essa é mais uma parceria exitosa junto aos órgãos de Justiça, que busca facilitar para aqueles que estão em ambiente de cárcere ou no Sistema Socioeducativo, uma melhor execução de seus direitos”, ressalta o gestor responsável pela Secretaria de Cidadania e Justiça (SECIJU/TO), Heber Fidelis.