Há pelo menos cinco anos o Guaraí Notícias vem mostrando o sofrimento de pais que tentam matricular seus filhos em algumas escolas municipais de Guaraí. Neste ano infelizmente não foi diferente. Desde o último final de semana muitos estão literalmente “acampando” dentro e fora de algumas unidades de ensino, na tentativa de conseguir uma vaga, especialmente naquelas que oferecem a modalidade de educação infantil, voltada para crianças de zero a seis anos.

 

As unidades mais procuradas pelos pais são a Escola Municipal Sossego da Mamãe e JK, na região central da cidade e o Centro Municipal de Educação Infantil Aquarela, no Setor Canaã. A preferência para matrícula nestas escolas é sempre daqueles que residem nas proximidades, mas as vagas destinadas para alunos novatos são poucas e disputadas com moradores de outros bairros, justamente por isso que muitos se sujeitam a acampar nestes locais.

 

Como em Guaraí o processo de matrícula ainda é feito presencialmente, as próprias pessoas que aguardam nas filas, normalmente pais ou responsáveis, acabam se organizando e montam uma espécie de ordem de chamada, anotada em um caderno improvisado. A expectativa era de que a partir deste ano estas filas fossem eliminadas com a instalação de um sistema online para matrículas e rematrículas, o que infelizmente acabou não acontecendo.

 

Procurado, o secretário municipal de Educação, Professor Sebastião Mendes, garantiu que a rede municipal possui vagas suficientes para todas as crianças em idade escolar. Sobre os pais que acampam nas escolas mais procuradas, o gestor informou que a partir de 2019, com a informatização dos processos de matrícula e rematrícula, as filas devem finalmente acabar. A ideia é que o sistema seja similar ao já adotado pela rede estadual de ensino.

 

Além da informatização dos processos de matrícula e rematrícula, estão previstos investimentos na reforma e ampliação da estrutura de algumas escolas, que devem ser iniciadas nos próximos dias. O secretário também informou que o município foi contemplado com recursos federais para a construção de um novo Centro de Educação Infantil e as obras também devem ser iniciadas neste ano, o que deve garantir uma melhor oferta no ensino infantil.

 

Vale destacar que o processo de rematrícula dos alunos veteranos da rede municipal de ensino de Guaraí ocorreu entre os dias 13 e 22 de novembro do ano passado e a matrícula dos alunos novatos terá início nesta terça-feira (16/01), seguindo até o dia 19/01. Para assegurar que todos os alunos sejam matriculados, uma força tarefa será mobilizada nas unidades com maior demanda. As aulas devem começar no dia 29/01.