Faleceu em Guaraí na tarde desta quinta-feira (08/03), vítima de um câncer no fígado, o comerciante Raimundo Nonato dos Santos Aguiar, de 78 anos, popularmente conhecido pelo apelido de “Rei do Vento”. O pioneiro, que residia no município desde o ano de 1980 é o pai do atual prefeito da cidade de Curionópolis-PA, o guaraiense de nascimento Adonei Sousa Aguiar.

 

O comerciante era figura conhecida na cidade, já que durante muitos anos administrou uma venda e também um bar, de onde inclusive tirava o sustento para manter sua família. Casado e pai de três filhos, o idoso estava há algum tempo afastado das atividades. A pouco mais de 30 dias ele havia recebido o diagnóstico da doença, que se encontrava em estágio avançado.

 

Com uma população estimada de 17.709 habitantes (IBGE 2015), Curionópolis é reconhecido oficialmente como município desde o ano de 1988. Situado na região sudeste do Estado do Pará. A cidade ficou conhecida por abrigar o maior garimpo à céu aberto do mundo (Serra Pelada) e atualmente tem sua economia pautada pela agricultura, pecuária, além é claro da mineração.

 

Em nota divulgada pouco depois da confirmação do falecimento, Adonei Aguiar lembrou do legado deixado por seu pai, afirmando que jamais esquecerá de tudo o que ele ensinou. A família informou que o velório do comerciante será realizado na Igreja de Cristo, situada na Avenida Tocantins, próximo a subestação da ENERGISA e o sepultamento ocorrerá no Cemitério Municipal de Guaraí.