A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Ordem Tributária (DOT), com o apoio do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) e das delegacias de Araguaína, Guaraí e Miracema do Tocantins, deflagrou nesta última quarta-feira (13/03), a “Operação Falsário", que investiga supostos atos de sonegação fiscal no comércio de cereais.

 

Os alvos da operação, que não tiveram suas identidades informadas, seriam corretores de grãos que atuam em Guaraí, Miracema no Tocantins e Balsas-MA, envolvidos com a abertura de empresas fantasmas em nome de laranjas. De acordo com o delegado Vinícius Mendes, titular da DOT, as investigações tiveram início em 2016, graças à atuação direta de auditores da receita estadual.

 

A “Operação Falsário” é um desdobramento da “Operação Joio”, realizada em julho do ano passado. As investigações apontam que o grupo criminoso, que atuava também na região Nordeste do país, teria gerando prejuízos superiores a R$ 50 milhões. Durante esta fase foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Quatro suspeitos foram presos e um ainda continua foragido.

 

Boa parte das notas frias emitidas pelo grupo criminoso eram utilizadas para esquentar o transporte de soja e milho. Os grãos eram negociados com uma recebedora de Balsas-MA, que também integrava o esquema. De acordo com a Polícia Civil, os presos estão à disposição da Justiça, assim como os documentos, computadores e equipamentos apreendidos durante as buscas.