Foram iniciadas nesta última quarta-feira (17/01), as obras de reforma e ampliação da Escola Rural Euclides da Cunha, instalada na Comunidade Beira do Rio de Guaraí. A escola é a mesma que no ano passado aprovou 100% dos seus alunos de uma turma de 3º ano em vestibulares da região. No final do ano passado a unidade foi contemplada com a instalação de um poço artesiano e agora receberá um investimento total de R$ 134.713,74.

 

A unidade é municipal, mas funciona também como uma extensão da rede estadual. Apesar disso, a reforma está sendo bancada, como informou o secretário da pasta de Educação, Professor Sebastião Mendes, com recursos próprios do município. Mendes já atuou por vários anos como docente na unidade e conhece de perto a realidade da comunidade. A atuação dele como professor inclusive lhe credenciou para assumir a gestão da pasta.

 

A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos em até 90 dias. Serão construídas duas novas salas de aula, um refeitório, além de reformas nos banheiros, na rede elétrica e na estrutura predial (pintura, telhado, forro, portas e janelas). Atualmente a unidade de ensino possui 138 alunos matriculados e após o término das obras, novas turmas poderão ser abertas.

 

Para a prefeita de Guaraí, Professora Lires Ferneda (PSDB), a reforma atende uma demanda de 26 anos da comunidade, já que este seria o tempo em que os moradores esperam por melhorias. O diretor da unidade, Professor Francisco Márcio enfatizou que o investimento é comemorado por todos os servidores e alunos da escola. Ele garante que a demanda por vagas vai aumentar.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Foto mostra poço artesiano instalado no ano passado para atender escola.