Fundo branco, margem superior azul, logotipo do Mercosul e bandeira do Brasil. A partir de agora, este é o novo modelo das placas para identificação de veículos automotivos brasileiros. A mudança foi oficializada por meio da publicação de um decreto no Diário Oficial da União (DOU) nesta última quinta-feira (08/03).

 

O novo modelo de placas será obrigatório para veículos zero quilômetro, transferidos e que necessitem de substituição da identificação, já a partir de setembro deste ano. Os demais automotores terão até 2023 para promover a adaptação, padronizada para todos os países que integram o Mercosul.

 

A placa terá ainda um chip e código para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados nos países do bloco econômico. Argentina e Uruguai já estão utilizando o novo modelo, lembrando que no Brasil, que inclusive propôs o modelo, a obrigatoriedade de substituição já foi adiada duas vezes.

 

Ainda não existe uma definição de quais serão os valores das novas placas, que serão pagas pelos proprietários dos veículos, como funciona atualmente. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), com a padronização, a tendência é que os custos sejam reduzidos.