Um novo decreto publicado nesta quinta-feira (09/09), com validade de 15 dias (até 23/09), volta a permitir o consumo e a venda de bebidas alcoólicas em Guaraí, sem estrição de horários. A medida ainda autoriza, também sem restrição de horários, atividades musicais ao vivo em bares, restaurantes, churrascarias e similares, vedada a abertura de espaço para danças e bailes.

 

A publicação do novo decreto de enfrentamento da pandemia Covid-19 era bastante aguardada por comerciantes da área de alimentos e bebidas, além dos músicos, que viam dificuldade para realizar suas atividades com limitações de horários (até 23:30h). Havia ainda muitas críticas, já que a fiscalização penalizava mais o setor produtivo, mas não era tão rigorosa eventos políticos.

 

Outra novidade do decreto é a permissão do acesso de 70% da capacidade de público em templos religiosos, mantidos os protocolos de segurança. No caso de campeonatos esportivos municipais, segue vedada a presença de público, lembrando que, além da Vigilância Sanitária Municipal, a Polícia Militar (PM) também pode agir de ofício o no tocante as autuações de infrações cometidas.

 

O novo decreto também mantém por mais 15 dias o modelo híbrido de aulas presenciais nas redes públicas locais. Solenidades e eventos continuam autorizados, mas seguem dependendo de solicitação prévia junto à Vigilância Sanitária Municipal. O uso de máscara facial em ambientes fechados, assim como a disponibilização de álcool 70%, continua sendo obrigatória.