O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a multinacional indiana Sterlite Power e consultoria Ambientare, promoveram em Guaraí na noite desta última quinta-feira (29/11), uma audiência pública que apresentou detalhes de um projeto de construção de novas linhas de transmissão de energia elétrica, que prometem gerar mais de 7.800 empregos nos estados do Tocantins e do Pará, onde serão investidos R$ 2,8 bilhões.

 

As novas linhas de transmissão vão interligar a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, situada no Rio Xingu, próximo ao município de Anapu-PA, com a subestação da Eletronorte em Miracema do Tocantins, percorrendo um traçado de quase 1.000 quilômetros. Em Guaraí o circuíto duplo de transmissão deve passar por áreas situadas basicamente na zona rural, próximas às comunidades do Canto da Vazante, Mirandópolis (Lajedo) e Matinha, na divisa com Colméia.

 

Foto: Guaraí Notícias

Audiência Pública realizada em Guaraí apresentou alguns detalhes sobre o empreendimento.

 

O projeto ainda está em fase de licenciamento ambiental, mas a previsão é de que os trabalhos comecem em abril do ano que vem, assim que houver autorização. O prazo de execução dos serviços é de até 14 meses, lembrando que a concessão está sob a responsabilidade da Sterlite Power, multinacional que administra 12 projetos similares na Índia e outros 9 no Brasil, sendo que o maior deles é justamente este entre os estados do Pará e do Tocantins.

 

As novas redes de transmissão de energia elétrica devem impactar 22 municípios, 11 no Tocantins e 11 no Pará. Os principais canteiros de obras da região serão montados nas cidades de Miranorte, Tabocão e Colméia. 53% do trajeto por onde os cabos elétricos serão erguidos é formado basicamente por áreas de pastagem e 39% por áreas de floreta. Estimasse que vivam hoje nestas regiões quase 800 mil habitantes, 71% residindo em territórios urbanizados.

 

Os 22 municípios por onde as linhas de transmissão vão passar:

 

Anapu-PA

Pacajá-PA

Novo Repartimento-PA

Itupiranga-PA

Marabá-PA

Curionópolis-PA

Eldorado dos Carajás-PA

Xinguara-PA

Sapucaia-PA

Rio Maria-PA

Floresta do Araguaia-PA

Araguaína-TO

Pau D´arco-TO

Arapoema-TO

Bernardo Sayão-TO

Pequizeiro-TO

Itaporã do Tocantins-TO

Guaraí-TO

Tabocão-TO

Rio dos Bois-TO

Miranorte-TO

Miracema do Tocantins-TO

 

Obs.: Serão construídas duas linhas de transmissão de 500kV, com circuito duplo, uma entre Anapú-PA e Curionópolis-PA e outra entre Curionópolis-PA e Miracema do Tocantins-TO, além de uma nova linha de transmissão de circuito simples, também de 500kV, entre os municípios de Curionópolis-PA e Marabá-PA. O empreendimento ainda prevê a construção de um nova Subestação de 500 kV no distrito de Serra Pelada, situado no município de Curionópolis-PA.