A estudante Vitória Brito de Lira, da Escola Especial Estrela da Esperança (APAE) de Guaraí, faturou duas das 40 medalhas do Tocantins no 1º dia das Paralimpíadas Escolares (Regional 1), sendo uma de ouro e outra de prata. A guaraiense ainda bateu o recorde da modalidade de arremesso de peso (F38) e garantiu vaga para a fase final da competição, que será disputada em São Paulo.

 

Além do ouro e do recorde no arremesso de peso (F38), com a marca de 4,67 metros, Vitória também foi prata na corrida de 100 metros (T38). Vale destacar que a estudante participou no ano passado da mesma competição, porém em nível nacional. Na época ela havia conquistado dois ouros e uma prata, incluindo recorde nacional no arremesso de peso, porém em categoria diferente da atual.

 

 

Outro ponto relevante a ser destacar é que 10 estados estão competindo nesta fase regional, disputada em Brasília (DF). No total são 308 estudantes/atletas, lembrando que tanto as fases regionais como a nacional são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009, sendo a maior competição do tipo para crianças com deficiência em idade escolar de todo o planeta Terra.

 

A delegação tocantinense conta com 56 integrantes, incluído atletas, técnicos e staffs (assessores). O grupo é chefiado pela servidora da Secretaria Estadual da Educação, Luciana Monteiro. “Contabilizar 40 medalhas apenas no 1º dia de competições é um excelente resultado. Até sexta-feira [12/08] ainda teremos muitas outras chances de subir ao pódio”, aposta a representante da delegação.