Já está disponível em todo o país, inclusive no Tocantins, a mais nova ferramenta na luta contra o suicídio. Por meio de uma simples ligação, direcionada ao telefone 188, qualquer pessoa pode buscar aconselhamentos, através de um atendimento personalizado oferecido por voluntários da organização sem fins lucrativos Centro de Valorização da Vida (CVV).

 

O serviço existe há quase 60 anos, mas até pouco tempo atrás era restrito a poucas regiões do país. Por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde, o atendimento agora também é oferecido gratuitamente em todo o território nacional, durante 24 horas. Além da central 188, o CVV também atende pela internet no site cvv.org.br, ou ainda por chat, e-mail e VoIP.

 

Com mais de 1 milhão de atendimento anuais, o CVV se consolidou como uma das mais completas e eficientes ferramentas na luta contra o suicídio. Atualmente cerca de 2 mil voluntários atuam como colaboradores em todo o Brasil, lembrando que o serviço busca a valorização da vida humana, investindo no lema “O suicídio não precisa ser a saída”.

 

Estatísticas do próprio Ministério da Saúde indicam que a cada hora uma pessoa tenta tirar a própria vida em algum lugar do Brasil. Vale destacar que 90% dos casos podem ser prevenidos, já que as pessoas que possuem este comportamento não encontram-se em seu estado emocional considerado normal, apresentando transtornos, muitas vezes não diagnosticados.