Servidores municipais lotaram o plenário da Câmara de Guaraí durante a sessão desta terça-feira (11/10), buscando a solução para questões comuns, mas que no fim tiveram destinos diferentes. Enquanto trabalhadores da saúde celebravam a aprovação de um acordo extrajudicial, professores voltaram a pedir apoio da Casa de Leis para negociar pautas de uma greve deflagrada há quase 10 dias.

 

No caso da saúde, após acordo negociado extrajudicialmente e votado sem maiores problemas, o município se comprometeu a implementar o direito de servidores que atuam como Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância em Saúde. A medida abrange 63 servidores e deve entrar em vigor ainda neste mês, garantindo a aplicação retroativa do piso destas categorias.

 

Já para os professores, houve tratativas recentes sobre o piso do magistério e a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), mas a greve que tem como foco tais pautas continua por tempo indeterminado. A expectativa é de que, muito em breve, com a intermediação da Casa de Leis, uma nova proposta seja apresentada pela Prefeitura de Guaraí e a greve seja encerrada.

 

 

 

MP´s aprovadas em definitivo

 

Ainda durante a sessão desta terça-feira, foram aprovadas em definitivo duas Medidas Provisórias (MP´s) que versam sobre alterações na estrutura de cargos de confiança do Poder Executivo (Prefeitura) a MP 04/2022 e a MP 05/2022. Por terem força de lei, ambos os textos já estavam em vigor desde o mês de julho passado, mas precisavam do aval dos vereadores para se tornarem efetivos.

 

Apenas dois parlamentares votaram contra as MP´s, os vereadores Maydson Almeida (SD) e Mikéias Feitosa (UB). Em suas justificativas os legisladores informaram que não se sentiam confortáveis em aprovar as matérias, já os textos possibilitam a contratação de mais temporários e oferecem direitos que categorias como a dos professores efetivos ainda lutam para ser implementados.

 

Indicações aprovadas em definitivo

 

Nilo Farinha (PV)

- Indicou a importância de o município firmar convênio financeiro no valor de R$ 6 mil mensais com a Associação Casa do Vira-lata, entidade que cuida de quase 100 animais de rua (cães e gatos) e depende exclusivamente de doações.

 

Tarcísio Ramos (PDT)

- Solicitou que o município elabore e apresente um estudo de viabilidade financeira e um cronograma de execução de obras visando a pintura da sinalização horizontal de todos os redutores de velocidade instalados em Guaraí.

- Pediu que a Prefeitura de Guaraí, por meio da secretaria municipal componente, atenda a reivindicação de moradores e instale pontos de iluminação em uma ponte de acesso ao Setor Canaã, localizada na Rua Piauí.

Maydson Almeida (SD)

- Solicitou que sejam tomadas providências para a sinalização horizontal (pintura de faixas) do pavimento da Avenida Fortaleza, importante via urbana do perímetro urbano de Guaraí, que recebeu novo pavimento há poucos meses.

 

Matérias que aguardam votação

 

Projeto de Lei Complementar 010/2022, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2023.

- Projeto de Lei Complementar 19/2022, de autoria da Prefeitura de Guaraí, que estima as receitas e ainda fixa as despesas para o ano fiscal de 2023.

- Projeto de Lei 09/2022, que dispõe sobre a denominação (nome) da Unidade Básica de Saúde (UBS) reativada na comunidade rural Canto da Vazante.

- Projeto de Lei Complementar 21/2022, que institui o REFIS, para parcelamento e pagamento de débitos vencidos com a Prefeitura de Guaraí até o ano de 2022.

- Projeto de Resolução 04/2022, de autoria da mesa diretora do parlamento, que regulamenta o já existente serviço de Ouvidoria da Câmara Municipal de Guaraí.

- Análise das prestações de contas consolidadas dos ex-prefeitos Francisco Júlio (2016)Profª Lires Ferneda (2017) e Profª. Lires Ferneda (2018).

 

Matéria retirada de pauta

 

Medida Provisória 06/2022, que altera uma lei complementar vigente desde 2017, modificando nomenclaturas de cargos de confiança e suas remunerações.

 

Calendário de sessões (2022/2) 

 

Agosto: 02, 09, 23, 24 e 30/08

Setembro: 01, 06, 13, 15 e 20/09

Outubro: 04, 11, 18, 25 e 31/10

Novembro: 07, 10, 17, 22 e 29/11

Dezembro: 05, 08, 12, 14 e 15/12

 

Obs.: As sessões da Câmara de Guaraí são transmitidas pelo Facebook ou Instagram, a partir das 9h da manhã. Também é possível assistir à gravação em qualquer tempo. Mais detalhes no site guarai.to.leg.br.