Cerca de 40 pessoas, incluindo agentes de endemias, estudantes universitários e voluntários iniciaram na manhã desta quinta-feira (30/03), os trabalhos do mutirão de orientação e combate aos focos do Aedes Aegypti em Guaraí. A ação percorrerá vários bairros do município nos próximos três meses e as atividades foram iniciadas pelo Setor Aeroporto, onde foram identificados e eliminados centenas de criadouros do mosquito que transmite, entre outras doenças, a Dengue, o Zika Vírus e a Febre Chikungunya.

 

Os trabalhos do mutirão de orientações e combate ao Aedes Aegypti estão sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Participam da ação ainda membros da “Sala de Controle e Combate ao Aedes Aegypti de Guaraí”, grupo criado há quase dois anos e que reúne representantes de diversas entidades públicas locais da área de segurança, educação, administração e saúde, incluindo ainda a sociedade civil organizada.

 

Durante as visitas, estudantes do 3º período do curso de Enfermagem da Faculdade Guaraí (FAG) realizaram também uma pesquisa para tentar entender o comportamento dos moradores do bairro em relação às doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Enquanto isso, os agentes de endemias e voluntários realizavam uma varredura nos quintais, catalogando e eliminando focos, que infelizmente eram encontrados com muita facilidade.

 

Nos próximos dias os trabalhos do mutirão de orientação e fiscalização devem chegar aos bairros Setor Nova Querência, Universitário, Canaã, Serrinha, Guará, Dantas, Primavera, Santa Helena, Cristo Redentor, Rodoviário, Auto Alegre e Jardim Esperança. “Neste primeiro momento estamos concentrando nosso foco nos locais onde há mais casos suspeitos e faltam agentes de endemias, mas a ideia é percorrer toda a cidade”, explicou Neusa Nunes, coordenadora do CCZ de Guaraí.

 

Foto: Guaraí Notícias

Cerca de 40 pessoas participaram da ação preventiva em Guaraí.

 

Foto: Guaraí Notícias

Equipes percorrendo quadras do Setor Aeroporto de Guaraí.

 

Foto: Guaraí Notícias

Agentes de endemias visitaram imóveis no Setor Aeroporto.

 

Foto: Guaraí Notícias

Momento da identificação de um foco com larvas do Aedes Aegypti.