Educadores de toda a região se reuniram em Guaraí nesta sexta-feira (04/05), com o objetivo de debater temáticas relativas a revisão do Sistema Nacional de Educação (SNE) e do Plano Nacional de Educação (PNE). O encontro, que integra a etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE), aconteceu no auditório da Faculdade Guaraí (IESC/FAG).

 

As edições da CONAE são realizadas de quatro a quatro anos, desde 2010. Na edição deste ano ocorre o monitoramento, a avaliação e a proposição de políticas revisionais para a garantia do direito a educação de qualidade a toda a população. Em Guaraí o evento recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes.

 

Durante todo o dia foram elaboradas propostas envolvendo temas como a democratização do ensino, o fortalecimento dos direitos humanos, metodologias de avaliação do ensino aprendizagem, valorização dos profissionais e políticas educacionais. As principais propostas sugeridas serão apresentadas na etapa estadual, que acontece no mês de junho em Palmas.

 

“Ao final da nossa conferência iremos elaborar um documento sobre o que foi discutido e enviaremos para o CONAE estadual, lá teremos um apanhado do que foi discutido em todos os municípios e prosseguiremos para a etapa nacional, prevista para acontecer no mês de novembro em Brasília-DF”, explicou Maria da Paz Pinto de Sousa, coordenadora da CONAE em Guaraí.

 

Foto: Guaraí Notícias

Educadores de vários municípios da região estiveram reunidos em Guaraí para participar do evento.