Teve início na manhã desta segunda-feira (11/09), a Campanha de Multivacinação de Crianças e Adolescentes em Guaraí. Doses de diversos tipos de vacinas já estão disponíveis em todos os postinhos de saúde do município, lembrando que a ação, realizada em todo o país de forma simultânea, segue até o próximo dia 22/09.

 

No próximo sábado (16/09), será realizado o “Dia D” da campanha, onde todas as unidades de saúde serão abertas durante o dia para atender exclusivamente o público alvo, que inclui crianças e adolescentes com menos de 15 anos que necessitam atualizar suas respectivas cadernetas de vacinação, lembrando que não há uma meta estipulada a ser alcançada.

 

Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí, a enfermeira Dayane Holanda, foi solicitado um incremento de 40% em todos os estoques de vacinas, com o objetivo de atender a demanda da campanha. Dayane informou ainda que equipes foram orientadas para o lançamento dos dados e cadastro das doses aplicadas no período.

 

A ação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União (Governo Federal), das Secretarias Estaduais de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde. Estima-se que pelo menos 36 mil postos de vacinação estejam ativos durante a campanha em todo o país, mobilizando milhares de profissionais da saúde e outros colaboradores.

 

Vacinas disponíveis em Guaraí durante a campanha:

 

Para crianças com menos de 7 anos – BCG, Hepatite B, Pentavalente, VIP, VOPb, Rotavírus humano, Pneumocócia 10 valente, Meningocócia C conjugada, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, Hepatite A e Varicela.

 

Para crianças com mais de 7 anos e adolescentes com menos de 15 anos – Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, dT, dTpa, Meningocócica C conjugada, HPV e Varicela.