Moradores de um bairro em Guaraí tiveram que improvisar baldes e mangueiras para tentar controlar um incêndio que atingiu uma pastagem próxima da localidade na tarde deste sábado (04/07). O fogo teria começado às margens de uma rodovia, sendo possivelmente provocado de forma intencional (criminosa).

 

Vídeos repercutidos pelas redes sociais mostram os moradores do bairro Jardim Nova Esperança utilizando mangueiras e baldes com água para tentar controlar as chamas, já que Guaraí não possui Corpo de Bombeiros Militar e a unidade mais próxima fica há quase 100 quilômetros de distância (Colinas do Tocantins).

 

 

Conforme relatos, o fogo teria começado às margens da rodovia estadual TO-336, que liga Guaraí ao município de Colméia. O local fica bem próximo do bairro em questão. Populares afirmam ter avistado duas pessoas que entraram na pastagem e saíram logo depois que o fogo se espalhou de maneira descontrolada.

 

Não há registros de danos materiais, porém o incêndio gerou uma grande nuvem de fumaça, situação comum entre os meses de junho e setembro no Tocantins. Nesta época do ano, em que as chuvas se tornam mais escassas, tal condição favorece incêndios não intencionais, além dos provocados pela ação humana.