A agricultora Maria José Vargas de Macedo, de 61 anos, finalmente conseguiu realizar o sonho de sua saudosa avó materna, Dona Tereza Jorge Maciel, que em 1932, deixou sua terra natal na companhia do esposa e 5 filhos, perdendo o contato com boa parte dos familiares. A história de Dona Zezé, como é mais conhecida, ganhou as páginas do Guaraí Notícias e a repercussão acabou sendo fundamental para unir a família novamente.

 

“Sempre fui muito ligada à minha avó. Desde quando era menina ela me contava as histórias da terra onde nasceu no Estado de Pernambuco. Antes de morrer ela me pediu que realizasse o grande sonho de sua vida, que era o de reunir nossos familiares. Muitas pessoas achavam que seria impossível, mas graças a Deus conseguimos realizar este desejo”, disse Zezé, que por intermédio de sua filha, entrou em contato com a redação do Guaraí Notícias.

 

A busca pelos parentes da moradora de Guaraí foi iniciada no dia 18 de novembro deste ano e contou com a colaboração de vários portais, blogs e jornais que ajudaram a repercutir o pedido em Pernambuco, mais precisamente na cidade de Ouricuri. Em menos de 30 dias a família separada por quase um século voltou a ser reunida, e desde então planejam com expectativa o dia para que possam se abraçar e ter o primeiro contato físico.

 

Em função do tempo, muitos dos personagens deste laço de sangue infelizmente já não estão mais vivos, porém deixaram suas raízes e frutos. Emocionada com a possibilidade de reconstruir suas origens, Dona Zezé não esconde a enorme felicidade. Por telefone ela diz já ter falado com primos, parentes próximos e mais distantes de sua avó e confessa que jamais imaginava encontrar tantas pessoas em tão pouco tempo.

 

Histórias como esta, que rompem a barreira do tempo para se tornarem possíveis, são extremamente raras, já que a memória dos fatos costuma se perder com o surgimento das novas gerações, normalmente mais preocupadas com o futuro e nem tanto com o que já passou. Graças à persistência de Dona Zezé e o apoio de tantas mãos amigas, uma família terá a oportunidade única de reconstruir suas origens. Isso certamente não tem preço.

 

Foto: Arquivo Pessoal

Dona Maria José (Zezé), seu esposo Agostinho e a filha do casal Sara.