Em função da baixa cobertura vacinal em todo o país, com pouco mais de 60% da meta atingida, o Ministério da Saúde comunicou nesta última quinta-feira (25/05) a prorrogação da campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza (H1N1, H3N2 e B). Iniciada no último dia 17/04, a campanha que seria finalizada nesta sexta-feira (26/05), agora será estendida até o dia 09/06.

 

Segundo a superintendente estadual de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde do Tocantins, Liliana Fava, “é importante que cada município empreenda todos os esforços possíveis para a ampliação das ações de vacinação”. A especialista afirma ainda que a meta de imunização é de no mínimo 90% do público alvo, que neste ano também foi ampliado.

 

Ainda segundo Liliana, as equipes responsáveis pela vacinação da população precisam ficar atentas sobre o registro na administração de cada dose. “É imprescindível à verificação das doses aplicadas, para que elas estejam sendo registradas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização [SIPNI], que ficará aberto até a data final da campanha”, reforçou.

 

Conforme levantamentos da própria Secretária Estadual de Saúde (SESAU), o Tocantins tem como meta imunizar quase 300 mil pessoas. Até o momento foram aplicadas 206.496 doses, representando uma cobertura vacinal de quase 70% do público alvo, lembrando que com a prorrogação da campanha, as doses continuarão disponíveis nas unidades de saúde (postinhos).

 

Público alvo da campanha:

 

Neste ano a vacina está sendo ofertada para professores, trabalhadores do sistema prisional, detentos privados de liberdade, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias (puérperas), crianças de seis meses a cinco anos de idade, idosos com mais de 60 anos, aqueles que possuem alguma doença crônica e usam remédios controlados, além de portadores de condições clínicas especiais.