O Ministério da Saúde divulgou uma recente nota técnica orientando que todos os municípios do país vacinem as crianças entre 6 meses e 1 ano de idade contra o sarampo. Trata-se de uma dose extra, lembrando que a dose regular do Calendário Nacional de vacinação é ministrada aos 12 ou aos 15 meses de vida.

 

A ação ocorre em decorrência do aumento do número de casos da doença em 11 estados. Somente entre os dias 19 de maio e 10 de agosto o país acumulou 1.680 casos confirmados de sarampo, 1.662 apenas no Estado de São Paulo. Apesar de não ter nenhum registro, o Tocantins está na área de risco.

 

“Esta faixa etária foi a mais afetada em surtos anteriores. Alguns casos evoluíram inclusive para óbitos. Por isso, é preciso que todas as crianças menores de 1 ano de idade sejam imunizadas contra o vírus do sarampo”, explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira.

 

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda (manchas na pele), altamente transmissível e contagiosa, que pode evoluir com complicações e levar ao óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de 4 a 6 dias antes do aparecimento do exantema.

 

Postos de saúde de Guaraí:

 

UBS Aluísio Tenório Marques – Setor Dantas

UBS Antônia Correia de Almeida – Setor São Luís

UBS Cosme Mariano dos Santos – Jardim Alto Alegre

UBS José Coelho Santos – Avenida Tocantins

UBS José Lomazzi Filho – Avenida Tiradentes

UBS Josefa Pestana – Setor Pestana

UBS Maria Célia Valadares – Jardim Brasília

UBS Paulo de Tarso – Setor Aeroporto

 

Obs.: Os postos de saúde da rede municipal de saúde de Guaraí funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.