Apesar do Governo Federal ter anunciado um acordo com representantes dos caminhoneiros na noite desta última quinta-feira (24/05), a paralisação no Tocantins e na maioria dos estados segue firme, sem qualquer indicativo de desmobilização, já que os motoristas que aderiram ao movimento afirmam que não se sentem representados pelas entidades que negociaram a trégua.

 

Pelo acordo, a paralisação seria suspensa por até 15 dias. Em troca, a PETROBRÁS manteria a redução de 10% no valor do diesel nas refinarias por 30 dias e não apenas por 15, como havia sido anunciado. Enquanto isso, o governo se comprometeria em encontrar formas economicamente viáveis para que os preços dos combustíveis pudessem ser reduzidos significativamente.

 

Das 11 entidades que representam os caminhoneiros do país, apenas uma, a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABCAM), que aglomera quase 700 mil trabalhadores, recusou a proposta. O presidente da entidade, José Fonseca Lopes, deixou a reunião que tratava do assunto no meio da tarde e disse que continuará parado, lutando para a redução dos impostos sobre os combustíveis.

 

Perto de completar uma semana, a paralização afeta diretamente vários serviços públicos, além do funcionamento de estabelecimentos comerciais e industriais de Guaraí, alguns deles fechados por falta de mercadorias. Postos não tem mais estoques regulares de combustível, supermercados estão ficando com as prateleiras vazias e o gás de cozinha acabou nas principais distribuidoras.

 

Reivindicação dos caminhoneiros

 

Além da redução do preço dos combustíveis, que representa 42% do custo total do negócio, há outras motivações para o movimento. Uma das reivindicações é a cobrança da votação do Projeto de Lei 528/2015, que cria uma tabela com valores mínimos para o frete. A classe reivindica ainda a isenção do PIS, da Cofins e da Cide sobre o óleo diesel utilizado por transportadores autônomos.

 

Trechos bloqueados nas rodovias federais que cortam o Tocantins

 

Araguaína - BR-153, KM 152

Nova Olinda - BR-153, KM 208,7

Colinas do Tocantins - BR-153, KM 245

Tabocão - BR-153, KM 360

Paraíso do Tocantins - BR-153, KM 492

Gurupi - BR-153, KM 674

Alvorada - BR-153, KM 761

Figueirópolis - BR-153, KM 723

Pedro Afonso - BR-235, KM 164

Silvanópolis - BR-010, KM 306

Santa Rosa - BR-010, KM 260

Taguatinga - BR-242, KM 003

 

Obs.: Em todos estes pontos o trânsito está sendo bloqueado para veículos de carga. Outros automóveis conseguem transitar normalmente.