O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) será aplicado no próximo domingo (05/08). Mais de 1,7 milhão de candidatos confirmaram participação na avaliação que oferece a possibilidade de conclusão dos ensinos Fundamental e Médio para quem atingir as notas mínimas, conquista comemorada por menos de 20% dos que realizam a prova.

 

De acordo com os resultados do ano de 2017, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a taxa de ausência na prova foi de mais de 50%, dos quase 500 mil candidatos que realizaram as quatro provas que compõem o exame, pouco mais de 100 mil pessoas conseguiram a nota mínima para obter a certificação, ou seja, menos de 20%.

 

Do total de inscritos neste ano, quase 360 mil desejam obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e 1.339.281, do Ensino Médio. O ENCCEJA é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. No caso de quem busca a certificação do Ensino Fundamental a idade mínima é de 15 anos e no Ensino Médio de 18 anos.

 

Os locais de prova podem ser consultados na Página do Participante, através do endereço (http://encceja.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante). Este ano o ENCCEJA será aplicado em 592 municípios, 28 a mais que em 2017. No cartão de confirmação também é possível conferir a data, o horário e o local de realização das provas, além de outras informações específicas do candidato.