O Ministério da Educação (MEC) indicou nesta última sexta-feira (03/07), o professor Dr. Airton Sieben para o cargo de reitor pro tempore (temporário) da Universidade Federal do Norte de Tocantins (UFNT). A nova instituição, criada em julho de 2019, possui sede em Araguaína e campus previsto para Guaraí.

 

Sieben atua como professor do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e participou ativamente do processo de luta para a criação da nova universidade, iniciado há pouco mais de 5 anos. Vale destacar que a UFNT aproveitará a estrutura dos campi da UFT de Araguaína e Tocantinópolis.

 

Os próximos passos, após a nomeação e posse do reitor pró-tempore, serão o estabelecimento de uma comissão para elaborar o estatuto da nova universidade, incluindo ainda a criação da identidade jurídica. Além de Guaraí, a lei que cria a UFNT estabelece que a instituição instale um campus em Xambioá.

 

Ao todo, a nova universidade deve abranger uma região com quase 70 municípios e cerca de 2 milhões de habitantes, incluindo populações dos estados do Maranhão, Piauí e Pará. A instituição é a 1ª criada dentro do governo Jair Bolsonaro (Sem Partido), mas nasceu de um projeto do governo Dilma Roussef.