O governador do Tocantins Mauro Carlesse (DEM) reassumiu o cargo eletivo nesta quarta-feira (02/12), depois de tirar uma licença temporária no último dia 26/11. Durante o período, a função foi ocupada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ/TO), o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.

 

Maia Neto ocupou o cargo, pois o vice-governador, Wanderley Barbosa (sem partido), também optou por se afastar durante o mesmo período, assim como o terceiro na linha sucessória, o presidente da Assembleia legislativa do Estado (AL/TO), deputado Antônio Andrade, que se licenciou para realizar uma cirurgia.

 

Durante o tempo que ficou à frente do governo, o presidente do TJ/TO entregou novos armamentos para o sistema prisional, assinou decretos que regulamentaram uso de nome social de transexuais e a implantação de um Comitê de Políticas Públicas da 1ª Infância, entre outras agendas de governo.

 

Andrade também assumiu

 

Antes de se licenciar para realizar uma cirurgia, o deputado e presidente da AL/TO, Antonio Andrade, também chegou a assumir o governo estadual entre os dias 18 e 25/11. Na época, Carlesse e Barbosa anunciaram que iriam “tirar férias”, mesma justificativa para que o presidente do TJ/TO pudesse assumir.