A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) lançou na manhã desta terça-feira (31/07), durante um workshop realizado em Palmas, o Atlas Solarimétrico do Tocantins, levantamento técnico que divulga as potencialidades da produção de energia solar no Tocantins.

 

O documento é fruto de um convênio entre a SEMARH e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com o objetivo de atrair investimentos interessados no potencial energético disponível dentro do Estado, especialmente com o uso de concentradores solares parabólicos.

 

Para o secretário da SEMARH, Leonardo Sette Cintra, a apresentação do Atlas é apenas o passo inicial. “O principal objetivo é trazer emprego, gerar renda e explorar de maneira sustentável a energia solar. Vamos aproveitar esta fonte, trazendo investimentos e renda para a população”, afirmou o gestor.

 

O montante aplicado na elaboração do atlas foi de R$ 874.713,87. O material serve ainda como referência para que os empreendedores conheçam a qualidade do recurso solar do Estado e possam, por meio desta informação, planejar seus negócios e investimentos de forma segura na região.

 

Todo o mapeamento foi desenvolvido pelo consórcio NIXUS, IRSOLAV e STA, empresas multinacionais que venceram a licitação para elaboração do atlas. Elas foram escolhidas em função da experiência que possuíam neste tipo de projeto, sendo reconhecidas dentro do mercado internacional de energia solar.