As disputas da fase regional dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETS) e dos Jogos Paradesportivos do Tocantins (PARAJETS) de Guaraí começam nesta quinta-feira (10/05), com a participação de 400 atletas. A abertura e apresentação dos alunos será realizada a partir das 18h no Ginásio Poliesportivo Dr. Pedro Zanina. A competição escolar é promovida pela Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC).

 

As modalidades coletivas em disputa nos JETS são: basquete, handebol, futsal e voleibol. Já nas individuais são: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e bocha paralímpica. As competições envolvendo alunos/atletas da região seguem até domingo (13/05). Os campeões das fases regionais, que contam com a participação de aproximadamente 20 mil alunos/atletas, classificam-se para a etapa estadual.

 

De acordo com o cronograma da SEDUC, as modalidades coletivas da fase estadual na categoria 12 a 14 anos e os Jogos Paradesportivos do Tocantins (PARAJETS), 12 a 17 anos, serão realizados entre 20 a 24 de junho. A etapa estadual dos esportes coletivos, na categoria 15 a 17 anos, acontece entre 26 e 30 de junho. Já as modalidades individuais, na categoria de 12 a 14 anos e na de 15 a 17 anos, serão disputadas entre os dias 18 a 21 de outubro.

 

Os campeões estaduais dos JETS e classificados dos PARAJETS vão representar o Estado do Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude de 2018. As modalidades coletivas passam por uma etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude que acontece em Manaus, capital do Amazonas, de 19 a 23 de setembro. A fase nacional, com as modalidades coletivas e individuais, ocorrerá em Natal, capital do Rio Grande do Norte entre os dias 12 a 25 de novembro.