Cerca de 300 alunos, matriculados no 5º ano de escolas municipais de Guaraí participaram na noite desta segunda-feira (25/06), na sede da APAE, de mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), promovido em parceria com a Polícia Militar (PM/TO). Durante o ato solene, os formandos fizeram juramento, prometendo ficar longe das drogas.

 

Ativo em Guaraí desde 2009, o PROERD é um programa social e preventivo de combate ao uso de drogas, voltado para crianças e adolescentes matriculados nas redes de ensino pública e particular. Por meio de apostilas, com aulas uma vez por semana, durante 6 meses, os estudantes recebem orientações repassadas por policiais treinados e capacitados na formação deste público alvo.

 

Foto: Guaraí Notícias

Mais de 300 alunos prometeram durante o ato solene ficar longe das drogas.

 

Dados da PM/TO apontam que ao longo dos últimos dez anos o PROERD ajudou a formar mais de 7 mil estudantes da região. Ao final do curso, além do certificado de livres das drogas, os aprovados recebem ainda premiações individuais, lembrando que os pais também recebem orientações e um treinamento específico, objetivando evitar que seus filhos entrem no mundo das drogas.

 

Participaram da formatura, diversas autoridades públicas, incluindo a prefeita de Guaraí, Professora Lires Ferneda (PSDB), o secretário de Educação, Sebastião Mendes de Sousa, diretores e professores de escolas, representantes da PM/TO, o comandante do batalhão local, Tenente Coronel Cândido Marques Soares Junior, os formandos, pais, responsáveis e comunidade em geral.