Dados do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) mostram que 19.474 pessoas não compareceram a 1ª etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado neste último domingo (05/11). A abstenção total no Estado foi de 28,8%, lembrando que quase 70 mil candidatos estavam inscritos para o exame, pré-requisito para o acesso às principais universidades do país.

 

Conforme o MEC e o INEP, o número de pessoas que se inscreveram no Tocantins representa apenas 1% do total de 6.731.203 inscritos em todo o país. A prova foi aplicada em 31 municípios do Estado, incluindo Guaraí. Em nível nacional a abstenção chegou a 30,2%. O índice de ausência é o maior já registrado desde 2009, quando 37,7% dos candidatos não compareceram. No próximo domingo (12/11), será realizada a 2ª e última etapa do exame.

 

Nesta 1ª etapa do ENEM, com duração de 5 horas, foram aplicadas as provas da temida redação, que neste ano teve como tema os "desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", além das disciplinas de linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira) e ciências humanas (geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais). Na 2ª etapa serão aplicadas as provas de e matemática e ciências da natureza.

 

Este é o primeiro ano que o ENEM é realizado em dois domingos consecutivos. Até o ano passado, as provas eram realizadas em um único fim de semana – sábado e domingo. Para o ministro da Educação, Mendonça Filho, a 1ª etapa do ENEM 2017 ocorreu de forma tranquila, com poucos registros de ocorrência. “Em função do tamanho deste exame e da dimensão que ele abrange em todo o país, avaliamos que tudo ocorreu de forma tranquila”, disse.