Nesta quinta-feira (14/03), o site Guaraí Notícias completou seu 7º aniversário de existência, comemorando outra marca significativa, mais de 100 encontros e reencontros entre familiares separados pelo tempo e pela distância. São todas histórias de pessoas que vivem ou viveram em Guaraí e ainda aqueles que procuravam por familiares que tinham algum tipo de ligação com a cidade.

 

Um dos casos que envolveu o maior tempo de separação é o da autônoma Maria José da Silva Moraes, moradora de Fortaleza-CE, que ficou sem qualquer tipo de notícia do pai biológico por mais de 45 anos. “Mazé”, como é mais conhecida, acreditava que o pai residia em Guaraí, mas acabou descobrindo que ele havia se mudado para Goiânia-GO, onde o reencontro aconteceu em julho de 2016.

 

Foto: Arquivo/Guaraí Notícias

 

"Mazé" e o pai biológico José haviam se visto pela última vez na década de 1970. O reencontro aconteceu em julho de 2016.

 

Outro reencontro cheio de emoção, que contou com o apoio do Guaraí Notícias, envolveu o metalúrgico Luiz Antônio Costa de Sousa, mais conhecido como “Xandy” e a sua mãe biológica Ondina Francisca Martins, que vive em Catalão-GO. Os dois foram separados quando “Xandy” era apenas um bebê de colo e se reencontraram no fim de 2017, depois de quase 35 anos de distanciamento.

 

Foto: Arquivo/Guaraí Notícias

 

“Xandy”, que mora em Guaraí, descobriu o paradeiro da mãe biológica depois de ter seu caso acompanhado pelo Guaraí Notícias.

 

Em 2019, durante o mais recente reencontro promovido pelo Guaraí Notícias, mãe e filha, separadas por quase 40 anos, se reencontraram em Conceição do Araguaía-PA. A garçonete Milenia Pinheiro da Costa, de 39 anos, conheceu a mãe biológica, Dona Filomena Pinheiro da Costa, de quem havia sido separada com apenas três dias de vida em Guaraí, onde a mãe viveu por alguns anos.

 

Foto: Arquivo/Guaraí Notícias

 

O reencontro entre Milenia e sua mãe Filomena é um dos mais recentes casos de sucesso do Guaraí Notícias, efetivado há menos de 1 mês.

 

Nem sempre o final é feliz

 

É sempre bom lembrar que este é um trabalho que envolve vidas humanas reais, portanto, nem sempre as buscas acabam sendo bem-sucedidas. Há casos, por exemplo, onde os familiares já faleceram ou simplesmente não aceitam o reencontro. Na média, de cada 10 casos acompanhados pelo Guaraí Notícias, apenas três apresentam algum resultado considerado satisfatório.