O Programa Guaraí Notícias da Rádio Ativa FM (87,9Mhz) recebeu nesta segunda-feira (29/07), duas mulheres que representam um grupo de mães de autistas. Elas fizeram um apelo as autoridades públicas para que olhem com carinho para a condição clínica de seus filhos, buscando recursos e estrutura que possibilite o atendimento deste público na cidade, o que ainda não acontece.

 

Francisca Viana e Anita Martins fazem parte de um grupo de mães que se uniu em prol do objetivo de oferecer uma melhor condição de vida para seus filhos em Guaraí. Elas lutam há vários anos para buscar tratamentos e acompanhamento médico na região, já que a rede pública do município não oferece uma estrutura adequada para este tipo de atendimento.

 

O curioso é que Guaraí possui um espaço praticamente pronto para atender esta e outras demandas, mas o local ainda não funciona. Inaugurado em agosto do ano passado, o Centro Especializado de Reabilitação (CER), anexo ao prédio da APAE da cidade, custou pouco mais R$ 160 mil, mas a APAE alega não ter condições de manter o local sem o auxílio de recursos e convênios públicos.

 

Foto: Arquivo/Guaraí Notícias

Prédio do CER de Guaraí poderia oferecer atendimento especializado para autistas, mas o local, inaugurado no ano passado, ainda não funciona por falta de recursos.

 

Não é um favor, trata-se de um direito

 

Vale destacar que autistas possuem direito a atendimento prioritário e diferenciado. Desde 2012, por exemplo, a Lei Federal Nº 12.764, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garante inclusive a obrigatoriedade do fornecimento gratuito de atendimento multiprofissional ao paciente com tal condição clínica.

 

O autismo

 

O autismo envolve diversas patologias que prejudicam o desenvolvimento neurológico, apresentando três características básicas: dificuldade de socialização, de comunicação e comportamentos repetitivos. Apesar do comprometimento, se houver tratamento adequado e acompanhamento regular, a pessoa que nasce com esta condição pode viver uma vida plena e muito ativa.