"Depois de 7 anos, enfim consegui realizar meu sonho de ser mãe; Conheci ele em uma terça e na sexta o Juiz designou a guarda para mim. Foi tudo no tempo de Deus”, afirma a psicóloga Elisana Garcia, uma das muitas pessoas que conseguiram, com a ajuda da Justiça, realizar o sonho da maternidade. Nesta sexta-feira (25/05), Dia Nacional da Adoção, a mãe do coração comemorou a oportunidade de estar ao lado de seu filho, adotado em Guaraí.

 

Inscrita no Cadastro Nacional de Adoção desde agosto de 2011, há pouco mais de dois meses Elisana conseguiu realizar o sonho de ser mãe. Uma espera, que segundo ela mesma conta, valeu a pena. “Eu fiz tudo certinho, participei do curso e de todo o processo necessário para estes casos. Há dois meses, recebi uma ligação da Justiça perguntando se eu queria continuar no cadastro. Eu falei que sim; no dia seguinte o Fórum de Guaraí me ligou”, relembra.

 

Foto: Divulgação/ASCOM TJ-TO

Após 7 anos de espera, Elisana conseguiu realizar o sonho de ser mãe, adotando uma criança em Guaraí.

 

Assim como a psicóloga, os empresários João Leonardo Freitas e Adelice Amaral também querem adotar. Eles já são pais biológicos de dois meninos e se preparam agora para receberem duas meninas. “A gente quis ter mais filhos, mas, por problemas de saúde, resolvemos ficar só com os dois, já alimentado o sonho de adotar. Aguardamos por um tempo, para se estabilizar, e agora chegou o momento de realizarmos nosso sonho“, conta Adelice.

 

Foto: Divulgação/ASCOM TJ-TO

João e Adelice também esperam pela mesma oportunidade e se preparam para receber mais dois filhos do coração.

 

Passo a passo da adoção

 

Quem tem vontade de adotar, deve cumprir algumas exigências, como se inscrever no Cadastro Nacional de Adoção e participar de um curso preparatório realizado pelo Poder Judiciário. O processo requer tempo e preparo da família para receber o novo membro. "Quem se candidata ao processo tem que entender que vai procurar uma criança ou um adolescente para cuidar como filho, com todos os direitos e obrigações", reforça o juiz Frederico Paiva Bandeira, do Juizado Especial da Infância e Juventude de Palmas.

 

O primeiro passo para os interessados em adoção, que devem ter mais de 18 anos, independente do estado civil, é procurar o Juizado da Infância e Juventude, onde será solicitada uma série de documentos. Feito isso, os pretendentes passam por um curso, onde aprenderão sobre as questões legais da adoção e o processo de transição da criança que, muitas vezes, é bem delicado. “O objetivo maior é, além de apoiar, é promover a troca de experiência entre os pretendentes à adoção”, destaca a assistente social Tatiane Alves da Silva.

 

Confira uma reportagem em vídeo que conta esta história: