Policiais militares atuantes no Batalhão Guará (7º BPM) foram mais uma vez solicitados na sede da unidade para salvar a vida de uma bebê engasgada. O caso foi registrado na noite deste último sábado (22/05), menos de 30 dias após o registro de uma situação similar, que ganhou grande repercussão em abril.

 

Por volta das 21h, Jacy Dias Pereira, de 37 anos, moradora do bairro Setor Aeroporto, procurou a sede do batalhão em desespero, levando no colo sua filha recém-nascida Eloá, com apenas 15 dias de vida. A bebezinha havia engasgado logo após ter sido amamentada e se encontrava desacordada, sem respirar.

 

De imediato, o subtenente Reinaldo Ramos, que estava no atendimento da central 190, realizou os primeiros socorros, conseguindo fazer a criança voltar a respirar. Em seguida, os sargentos Valdimar e Campos, acompanhados da mãe, levaram a criança com uma viatura até o Hospital Regional de Guaraí (HRG).

 

A recém-nascida deu entrada no hospital, onde a equipe de técnicos, enfermeiros e médicos deu continuidade aos procedimentos. Após passar por avaliação, a criança foi devolvida sã e salva para os braços da mãe, que agradeceu a rápida atuação dos policiais militares e da equipe de saúde do HRG.

 

Sem bombeiro e sem SAMU

 

Vale destacar que Guaraí não possui unidade militar e nem civil de bombeiros, muito menos Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Na falta destes equipamentos públicos de grande relevância e tão desejados pela comunidade há décadas, é comum que a população procure o socorro da PM.

 

Como socorrer crianças engasgadas