A prefeita Fátima Coelho (DEM) sancionou nesta quinta-feira (14/10), a Lei Nº 768/2021, que institui o programa “Absorver com Afeto”, visando, entre outras medidas, a distribuição gratuita de absorventes em Guaraí. O texto, de autoria do próprio município, ainda precisa ser regulamentado, lembrando que ele foi aprovado por unanimidade de votos pelos vereadores no último dia 29/09.

 

Uma das principais incentivadoras e também idealizadora do projeto é a atual secretária municipal de Administração, Planejamento e Habitação de Guaraí, Karina Sacramento, que vem se empenhando há algum tempo para que a ideia seja abraçada pela sociedade. O projeto inclusive recebe apoio de 22 empresas e órgãos públicos, onde foram instalados pontos para coleta de absorventes.

 

Além da distribuição de absorventes para quem possui dificuldade de adquiri-los, a lei terá como prioridades o combate da chamada “pobreza menstrual”, por meio da promoção do acesso a informação, quebra de tabus, campanhas educativas e até a criação de uma data específica para ações relacionadas, o dia 28 de maio, que será lembrando como o “Dia da Higiene Menstrual”.

 

Distribuição vetada no Brasil

 

Uma lei similar sancionada recentemente em nível nacional, teve o artigo que previa a distribuição de absorventes vetado por Jair Bolsonaro (Sem Partido). O presidente entendeu que a matéria não apresentou fonte de custeio. O veto ainda será analisado pelo Congresso Nacional, que poderá mantê-lo ou indicar a fonte de recursos que possibilite a distribuição dos absorventes em todo o país.