A Assembleia Legislativa (AL/TO) aprovou nesta última terça-feira (13/11), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Tocantins para o exercício financeiro de 2019. O documento tem como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social, prevendo inclusive a aplicação de recursos nas futuras instalações do Distrito Agroindustrial de Guaraí.

 

Apesar de constar no orçamento do próximo ano, a promessa de destinação de recursos para o fortalecimento da atividade industrial em Guaraí é antiga. Em 2016, o Governo do Estado chegou a anunciar a aprovação de um aporte financeiro para a realização da 1ª etapa de implantação do parque agroindustrial do município, no valor total de R$ 2.072.607,53, o que nunca aconteceu de fato.

 

Situada às margens da rodovia Federal BR-153, a área destinada para instalação do Distrito Agroindustrial de Guaraí possui 242 mil metros quadrados. O projeto prevê que o terreno seja dividido em 84 lotes e vários investidores, de diferentes setores, observando o potencial econômico da região, já demonstraram interesse em participar do empreendimento nos últimos anos.

 

Orçamento para 2019

 

Conforme o texto da LDO 2019, aprovado na AL/TO, a previsão é de que o Governo do Tocantins arrecade pouco mais de R$ 10,2 bilhões no próximo ano. O projeto recebeu 38 propostas de emendas dos deputados, mas apenas 11 foram aprovadas. O relator da matéria, o deputado estadual José Bonifácio (PR) fez outas 9 modificações no texto original enviado pelo Palácio Araguaia.