O isolamento social provocado pela pandemia Covid-19 tem deixado as pessoas mais receosas em procurar relacionamentos presenciais. Muitos tem recorrido à internet para buscar companhias amorosas, o que não é nenhuma novidade neste mundo altamente tecnológico, porém há também aqueles que acabam sendo atraídos para armadilhas, uma delas é o famoso golpe catfishing.

 

O golpe consiste em usar identidades falsas para enganar e, posteriormente, perseguir vítimas que por ventura acabam se envolvendo demasiadamente. O termo significa literalmente “gato-peixe” e faz referência ao fato do criminoso se passar por uma pessoa atraente (gato ou gata), “pescando” suas vítimas (peixes), normalmente por meio de redes sociais como Facebook e o Instagram.

 

Apesar de muitas das vítimas não registrarem ocorrência por medo ou até vergonha, estimasse que grande parte das pessoas “fisgadas” por estes criminosos tenham entre 40 e 69 anos. Vale lembrar que o Brasil possui leis que garantem o sigilo de conversas íntimas na internet, mas as investigações e punições duras em casos onde ocorrem este tipo de exposição são raras.

 

A dica de especialistas em tecnologia e também de policiais é que as pessoas desconfiem de contatos forçados, especialmente quando os assuntos envolvem conteúdos sexuais e erotismo. Não vá com muita sede ao pote, pesquise bem o perfil de quem conversa com você e jamais transfira valores financeiros ou passe informações pessoais para quem você nunca viu pessoalmente. Seja cauteloso.