Terminou nesta sexta-feira (14/09), mais uma semana de sessões na Câmara de Vereadores de Guaraí, relativas ao período que compreende o mês de setembro. Dois projetos que estavam em pauta foram votados e aprovados, mas o encerramento dos trabalhos acabou ficando marcado por algumas visitas ilustres ao parlamento, que também nortearam o tom dos debates.

 

Os dois projetos de lei aprovados, enviados pela Prefeitura de Guaraí, concedem auxílio financeiro mediante convênio, um no valor de R$ 60 mil, direcionado ao Sport Club Guaraí (Lobão), time profissional da cidade que disputa a 2ª Divisão do futebol tocantinense e outro no valor de R$ 5 mil, direcionado à Embaixada Apostólica Filadélfia (EAF), que organiza um evento entre os dias 19 e 21/09.

 

Em visita a casa de leis, o ex-presidente do parlamento, o comunicador Evaldo Meinha, se dirigiu aos vereadores na tribuna para cobrar da Casa de Leis uma postura firme contra os aumentos abusivos no valor do IPTU. O imposto, que teve o prazo para pagamento com desconto prorrogado até o final de setembro, segundo o comunicador, teve aumento superior a 50% em 2018.

 

Foto: Guaraí Notícias

Ex-vereador e comunicador Meinha alertou parlamento sobre abusos no IPTU.

 

Outra visita recebida foi a dos alunos do 3º ano da Escola Municipal JK. Acompanhados pelas professoras Eliete Aguiar, Graça Bastos e Sandreane Pereira, os estudantes fizeram perguntas aos vereadores, questionando sobre o funcionamento da Casa de Leis e a atuação dos parlamentares. A atividade integrava uma proposta pedagógica das disciplinas de Geografia e História.

 

Foto: Guaraí Notícias

Aluno questionando vereadores sobre a rotina da Casa de Leis durante visita.

 

O parlamento recebeu ainda a visita do professor da rede municipal Antônio Roberto Sousa Silva. O educador cobra do município a adequação de seus vencimentos, que segundo ele, estão defasados. Roberto solicitou que a Casa enviasse um requerimento à prefeitura, exigindo atenção do município em relação ao caso, já que ele precisa do dinheiro para tratar um problema de saúde.

 

Foto: Guaraí Notícias

Professor Roberto pediu apoio da Casa de Leis para que sua demanda seja atendida.

 

Após o encerramento desta semana de sessões, o parlamento guaraiense deve voltar a se reunir em outubro, na semana seguinte às eleições gerais. Na pauta, além das matérias que continuam em tramitação, estão três prestações de contas consolidadas de ex-reitores que ocuparam a prefeitura de Guaraí entre os anos de 2012 e 2014 (Padre Milton, Genésio Ferneda e Francisco Júlio).