Técnicos do Instituto de Identificação, órgão ligado a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), desenvolveram um novo sistema online que promete facilitar os agendamentos para emissão do Registro Geral (RG). A expectativa é de que a plataforma reduza consideravelmente o tempo de espera pela emissão do documento, estimado em até 60 dias na atualidade.

 

O sistema online ainda está em fase de testes e vai facilitar também a emissão de certificados de antecedentes criminais. Apenas a coleta de digitais e a confirmação dos dados fornecidos pelo usuário continuará sendo realizada na sede dos núcleos do órgão em Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Palmas.

 

O mecanismo vai promover o agendamento da emissão do RG pela internet. O sistema é semelhante ao utilizado atualmente pela Polícia Federal na emissão do Passaporte, documento utilizado para quem viaja para fora do país. Atualmente o cidadão tocantinense residente no interior espera até 60 dias para receber o RG. Em Palmas o tempo médio de espera é de até 10 dias úteis.

 

“Esperamos que, com a implantação da nova plataforma online, o prazo para emissão do documento caia pela metade, uma vez que grande parte dos procedimentos, hoje realizados manualmente na sede do Instituto de Identificação, poderão ser efetuados pela internet, pela iniciativa do próprio usuário”, explica , Naídes Cesar Silva, diretora de papiloscopia da SSP/TO.

 

CLIQUE AQUI e tenha acesso a mais informações sobre o Instituto de Identificação do Tocantins.